terça-feira, 13 de julho de 2010

Trabalho acerca de Migrações

Trabalho acerca de Migrações
Disciplinas de CLC e STC


Existem vários tipos de migrações.
Forçadas, Temporárias, Definitivas…
O migrante é imigrante para o país que o acolhe,
Será emigrante para o país que o viu nascer.

As motivações migrantes podem ser de origem
Política, Financeira, Familiar e outras.
O facto é que são constantes.
Intra-Continentais ou Inter
-Continentais.

As aves migram,
Eu também já migrei.
Em férias fui ao Algarve.
Em trabalho fui a Espanha.

Migrar é natural.
É anti-sedentário.
É útil.
É necessário.

A minha experiência mais significativa de migração deu-se quando tinha catorze anos. Mudei de Concelho. Sai dos subúrbios da cidade para a dita. Ainda por cima a dita era capital nacional (Queluz / Belém).

As diferenças no meu estilo de vida foram-se evidenciando com o passar do tempo. Posso dizer que enquanto cidadão “periférico” deslocava-me pouco. Devido à idade em parte. Mas deslocava-me pouco. Saía da escola que era relativamente próxima do lugar onde morava e ia para casa. Havia poucas infra-estruturas na área, espaços lúdicos e transportes.

Uma vez chegado à capital, o rumo das coisas mudaram. Repito que a idade também influenciou. No entanto, a própria cidade ajudou. Os transportes públicos eram mais e os espaços a visitar também. Mesmo a nível de junta de freguesia. A nível cultural, posso dizer que me enriqueci, pois as convivências que mantive enquanto lisboeta eram mais diversificadas.

Nos sítios por onde passei, notei diferenças em relação à forma como os habitantes locais comunicavam comparando comigo e com as pessoas do sitio onde nasci. De Lisboa para o Algarve ou mesmo de Sintra para Lisboa…

Noto que nos subúrbios se usa muito o calão.
Em Lisboa, é natural ouvir-se um português muito fluido, rápido.

No Algarve, Alentejo, Porto, entre outras cidades portuguesas, a
s pessoas tendem a ter um sotaque típico de zona para zona. E por vezes expressões únicas.
Ex: água / iágua

Sem comentários:

Enviar um comentário